Menu

The Blogging of Boysen 603

picklescarf51's blog

Criado No Brasil Em Código Aberto

Leia Os Programas Preferidos De Guilherme Leicam, De 'Tempos Modernos', No Rio ?


As cidades se declaram nas madrugadas do compositor baiano Tiganá Santana, 33 anos. → Aprenda Como Tocar Violino , ao sul de Dakar, Senegal, onde fez uma moradia artística de 5 meses pela Unesco, ele aguardava a noite alta para andar sozinho na praia, analisando as luzes distantes da Ilha de Gorée.


Não mudará em tão alto grau sua personalidade em Estocolmo, Paris ou São Paulo. As escapulidas noturnas amornam as horas de construção. Num café em Salvador, a cidade natal, Tiganá reconhece que todas as paisagens são atravessadas por seu desejo de ter, no universo, "só um território de recolhimento e expressão, com um caráter de inventividade". A temporada africana de 2013/2014 inspirou o álbum duplo "Tempo & Magma", gravado num estúdio de Dacar, e o aproximou dos músicos senegaleses Ndongo Faye, Oumar São, Mousséké e do guineense Al Hassane Camara, que formariam a Sobo Bade Band.



  • Vc no jh

  • Como se toca a Flauta Doce

  • Mariene de Castro: "O samba está nessa África que mora em mim. Não é seleção, é herança"

  • cinquenta e oito antonio luiz pereira 07/05/2012 13:Trinta e sete

  • Para as pessoas que não sabe jogar as principais áreas da organização zoom_out_map

  • 8/20 Família de Paula é construída por músicos (Arquivo Pessoal)

  • 19 "Domine a potência da gravidade! Agarre Bubbles" A Lei da Gravidade 13 de Setembro de 1989




  • Do Mali, agregou Diango Diabaté. Por este cruzamento, seu violão-tambor (5 cordas) uniu-se aos instrumentos djembe, ngoni, sabar, cabaça e balafon. A experiência intercultural se completa pela linguagem. Além do inglês e português, ele compõe nos idiomas africanos kikongo, kimbundu, wolof e mandinka. Aprendeu as línguas no Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (Universidade Federal da Bahia, por onde se formou em filosofia) e se aprofundou como autodidata.


    Tiganá separa o encontro com a África daquilo que poderia ser uma pesquisa por seus ancestrais negros. Antes da moradia, não alimentava ideias românticas do que fosse o continente africano. O violão-tambor, por ele montado, colabora os sons graves. Após o CD de estreia, "Maçalê" (2010), cujo sentido é "o poder do orixá em mim", não tardou a estabelecer uma carreira internacional. O segundo, "The Invention of Colour" (2012), foi lançado na Suécia pelo selo Ajabu!


    Sebastian Notini e Andreas Unge, dupla com a qual voltou a trabalhar em "Tempo & Magma". Este semestre, o baiano realizará uma turnê de 11 concertos na França, Suíça, Dinamarca e Cabo Verde. Em 2015, o grupo americano Beirut o chamou a inserir os concertos europeus do álbum recém-lançado "No No No", em reconhecimento às influências de "The Invention of Colour".


    Batizado com um nome originário do Mali e talhado pela família para ingressar no Itamaraty, Tiganá desistiu da aspiração à diplomacia e aprofundou-se nos estudos musicais, a princípio com um violão presenteado na mãe em teu aniversário de onze anos. Pela tabela de mestres, alinha Ali Farka Touré, Dorival Caymmi, Tom Jobim e João Gilberto. O poeta João Cabral de Melo Neto frequenta suas discussões como modelo de engenho e recato. O percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, falecido este mês, comparava tua música a "um perfume de essência rítmica e fragrância apurada".


    Nos últimos anos, este perfume não exala o aroma da canção convencional. Insuficiente https://domaior.hpage.com/notas-teclado.html , achegou-se a uma musicalidade repleta de silêncios. A letra de "Mama Kalunga" traduz uma cota de seus anseios pela arte: "Eis-me por aqui,/ serei eu a voz que nunca seja,/ por causa de a voz pode endereçar ao que/não há". Virgínia Rodrigues, produzida por Tiganá e Sebastian Notini após 7 anos de carência fonográfica.


    Em kikongo, explica Tiganá, Kalunga é "a potência máxima que vem de si mesma, a potência vital superior, que acrescenta a morte. E Mama confere feminilidade a essa força fértil". Em kimbundu, Kalunga detém outro sentido: mar. A cantora definiu em conjunto o conceito do álbum. Americana Abre Inscrições Para Instituição De Música , escolheu 5 músicas do colega, como "Mon'Ami" e "Dembawa (dez de Agosto)". O repertório congrega Abigail Moura, Ederaldo Gentil, Geraldo Video, Gilson Nascimento, Moacir Santos, Nei Lopes, Nizaldo Costa, Paulinho da Viola e Roberto Mendes.


Go Back

Comment

Blog Search

Blog Archive

Comments

There are currently no blog comments.